quinta-feira, 30 de julho de 2009

quinta poética - casa das rosas - são paulo




Celebremos a poesia! Percutindo Mundos na Quinta Poética com os poetas José Geraldo Neres (anfitrião),Edson Bueno de Camargo, Marcelo Ariel, João de Jesus Paes Loureiro e Jorge de Barros; a música de Henrique Crespim e Marcello Santos e a arte e dança de Kiusam de Oliveira.


19 hs - 30/07
Quinta Poética
Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 - São Paulo

Buzão - Circular Periférico em Santos com Tubarão Arte Dulixo e Percutindo Mundos

quinta-feira, 23 de julho de 2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

2° Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto



No próximo domingo, 26/07, a partir das 16 hs o "2º Sarau Caiçara" acontecerá na Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Santos /SP - tel.: 13-32882260).


Com o objetivo de celebrar a arte contemporânea caiçara, o evento reunirá músicos, escritores, jornalistas e pesquisadores da Baixada Santista e São Paulo, tais como:


Flavio Viegas Amoreiras - escritor vanguardista do sentimento atlântico do mundo, importante colaborador de jornais e sites, poeta, jornalista e agitador cultural.


Flavio Viegas Amoreiras - www.cronopios.com.br



Mirianês Zabot, cantora gaúcha radicada em São Paulo, cujo encanto da voz transporta os mais distantes ouvidos para um universo único e particular, atualmente está lançando seu CD "Mosaico Foto-Prosaico", produzido por Itamar Collaço (Zimbo Trio).


Mirianês Zabot - www.mirianeszabot.com.br




Wylmar Santos, músico, intérprete, compositor e pesquisador, no seu trabalho mergulha no universo de compositores malditos e em suas composições com parceiros.


Wylmar Santos www.myspace.com/wylmarsantos



Tubarão, escritor, artista plástico e arte-educador, expressa-se através de sua "Arte Dulixo" - um conceito que trabalha com diversas manifestações artísticas e culturais, compartilhando a arte e construindo um mundo melhor.

Tubarão Arte Dulixo - www.dulixo13.blogspot.com



Zéllus Machado, músico, compositor, ator, artista multimídia, tem seus trabalhos semeados na literatura, no teatro, na música e na cultura caiçara.


Zéllus Machado - www.zellusmachado.net



Adilson Félix, fotógrafo de renome internacional, registrará o evento através de suas composições, contrastes e luzes.

Adilson Félix - www.adilsonfelix.com



Percutindo Mundos, grupo experimental de música contemporânea caiçara, atua na criação de uma arte caiçara contemporânea através da música, vídeo, literatura, arte-educação e filosofia.

PercutindoMundos - www.myspace.com/percutindomundos



Biga Appes, fotógrafa e agitadora cultural, participará com exposição de fotografias que retratam o universo caiçara urbano.

Biga Appes


Maurício Sandália, músico, intérprete e clarinetista envolvido com a pesquisa da música brasileira e suas raízes.


Maurício Rayel Sandália - www.mauriciorayel.com.br



Teremos também a participação de GatoNinja, rapper e escritor que atua na Baixada Santista e São Paulo, envolvido com a literatura periférica.

MC Gato Ninja - www.radioprotesto.com



Cyro Barreto, poeta da novíssima geração, jovem escritor cujo vigor e profundidade poética se mesclam na improvisação do free style.

Cyro Barreto, poeta


O 2° Sarau Caiçara é fruto de um trabalho de valorização e mistura de nossa ancestralidade e contemporaneidade, envolvendo pesquisa e criação artística. Com esse intuito o Instituto Ocanoa promoveu três encontros caiçaras no Litoral Paulista e outro em Paraty, Rio de Janeiro, unindo as mais diversificadas expressões artísticas.

sábado, 11 de julho de 2009

Sarau Ong V.I.D.A. - Engenho dos Erasmos





Sarau Ong V.I.D.A. - Engenho dos Erasmos
fotos: cristiane martins e márcio barreto
texto: márcio barreto






Aconteceu no último dia 04, no Engenho dos Erasmos, Santos - SP, o encerramento do Sarau Ong V.I.D.A. que contou com a intervenção de danças circulares coordenada por Irene Cotrim e Nina Ribeiro, apresentação do PercutindoMundos e exibição do filme "La Belle Verte".



O Engenho São Jorge dos Erasmos é o primeiro engenho de cana-de-açucar do Brasil. Simboliza nosso primeiro ciclo econômico. Martim Afonso juntamente com seu irmão Pedro Lopes e Johan Van Hielst da Antuérpia, entre outros, em 1534 funda o então chamado "Engenho do Senhor Governador", ou "Armadores do Trato". Mais tarde foi comprado por Erasmos Schetz, também da Antuérpia, prevalecendo assim o nome de Engenho São Jorge dos Erasmos, devido também a capela de São Jorge que existia no lugar. Em 1958 o terreno foi doado à USP que atualmente o administra.




foto: márcio barreto




A intervenção "Focalizado" de Irene Cotrim e Nina Ribeiro possibilitou, através do universo simbólico das danças, a conexão com nossa origem, identidade cultural e universal.




foto: cristiane martins



foto: márcio barreto



Nossa apresentação não poderia ter sido em lugar mais apropriado, pois ali percebemos a força de nossas origens, histórias, lutas e amores. Terminamos a apresentação com "música livre", onde convidamos todos a tocarem conosco - confira no vídeo a boa energia que tomou conta de todos.






foto: cristiane martins



foto: cristiane martins



foto: cristiane martins



foto: cristiane martins



foto: cristiane martins



nossa fotógrafa no evento: cristiane martins



foto: márcio barreto


Obrigado a todos, Irene Cotrim, Nina Ribeiro, Rogerio Wong, Pablo, Cyro Barreto, Cristiane Martins, Fernando Santos, Paulo Infante, a todos de espirito leve e coração pleno

terça-feira, 7 de julho de 2009

2º Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto



26/07 - Domingo - as 16 hs - Pinacoteca Benedito Calixto - Santos - SP

segunda-feira, 6 de julho de 2009

PercutindoMundos - Adilson Felix photographe

"Adilson Félix, fotógrafo nascido em São Vicente, SP, morou na Baixada Santista até ir para São Paulo. Estudou Fotografia na Escola PAnamericana de Arte. Foi para Paris, onde vivei 18 anos trabalhando com jornais e revistas do Brasil e de outros países. A experiência na colaboração com veículos de diferentes linhas editoriais, vai de reportagens sobre diversos assuntos por países da Europa, como o circuito de moda internacional prêt-à-porter e alta costura, pautas em Israel e Palestina, conflitos e fome no Sudão, epidemia de AIDS em Uganda, fotos no Quênia, Ruanda, Tanzânia, cobertura de viagens oficiais de república, governadores e outros políticos, espetáculos culturais, retratos de personalidades e artistas de diferentes horizontes, trabalhos em decoração para criadores e revistas especializadas e fotos de moda. Apossibilidade do contato com vários segmentos da fotografia, passando de um tema a outro, fez com que, técnica e experiência, se somassem para desenhar um trabalho bastante eclético." veja mais no www.adilsonfelix.com