quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sarau Santista




Sarau Santista


Através da realização de uma série de saraus e encontros culturais realizados entre 2008 e 2010, A Pinacoteca Benedito Calixto passa a fazer parte do circuito de saraus e encontros litero-musicais do Estado de São Paulo, promovidos e organizados pelo “Instituto Poesis” e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, integrando o “Mapa Literário do Estado“ ao lado da “Casa das Rosas” e “Museu da Língua Portuguesa”.

Para comemorar a notícia e celebrar o aniversário da cidade de Santos, a Pinacoteca Benedito Calixto, juntamente com o Instituto Ocanoa e o Projeto Canoa, realizarão no próximo dia 26, das 16 as 19 hs, o “Sarau Santista”.

Reunindo artistas e pesquisadores da região, preocupados com sua herança histórica e sua identidade cultural, o “Sarau Santista” promove a valorização da arte contemporânea caiçara através da literatura, música e demais linguagens artísticas.

Com abertura prevista para as 16 hs, o Sarau conta com a participação do escritor, jornalista e agitador cultural Flávio Viegas Amoreira que interpretará um poema original sobre Santos e fará, juntamente com Márcio Barreto, o anúncio oficial do ingresso da Pinacoteca no Mapa Cultural do Estado de São Paulo.

O evento contará também com a apresentação do Percutindo Mundos – grupo experimental de “música contemporânea caiçara” formado por Márcio Barreto, Fernando Santos, Paulo Infante e Carla Fá.

Alessandro Atanes (compositor, músico e jornalista) apresentará suas composições e acompanhará leituras poéticas.

O Trio Kaanoa (Zéllus Machado, Maíra de Souza e Mauro Fecco), mostrará suas músicas inspiradas no cotidiano santista e caiçara.

O Sarau contará também com exposição fotográfica de Biga Appes e Adilson Félix, importantes fotógrafos cujo trabalho tem expressão internacional.

Segundo Flávio Viegas Amoreira e Márcio Barreto, organizadores do evento, o Sarau funda uma nova época para a arte santista, pontuada pela vanguarda e pelo “sentimento atlântico do mundo”.

Um comentário: