sexta-feira, 18 de junho de 2010

I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara



Mostra em Santos, Litoral Paulista, promove a Arte Contemporânea Caiçara


Em uma época fadada à mesmice globalizada, onde o novo esconde-se atrás de fórmulas ultrapassadas e tendências massificadas, o que esperar do óbvio? Em um mundo onde as identidades se perdem em individualidades consumistas, efêmeras como um piscar de olhos, somente relendo o passado poderemos vislumbrar o novo. Com essa crença a Casa da Frontaria Azulejada, centro histórico de Santos, brinda-nos, em agosto próximo, com a “I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara”.

Pesquisadores, artistas, agitadores culturais e jornalistas do litoral paulista movimentam-se em volta da cultura caiçara, provocando a reinvenção de sua identidade, transitando ora por suas raízes, ora por suas antenas. Suas obras e pesquisas expressam a relação do homem com o mar, a mistura do contemporâneo e do ancestral, assim como a mútua influência do local e do universal através do caráter cosmopolita do porto de Santos.

Participam dessa primeira edição o maestro Gilberto Mendes, principal compositor erudito de vanguarda do Brasil, criador do Festival Música Nova e responsável pela renovação da música erudita no mundo; o escritor e crítico literário Flávio Viegas Amoreira da Geração 00; o grupo experimental de música contemporânea caiçara Percutindo Mundos; os escritores Marcelo Ariel, José Geraldo Neres e Ademir Demarchi (editor da Revista Babel); os fotógrafos Adilson Félix, Biga Appes e Christina Amorim; a bailarina Célia Faustino, os jornalistas e escritores Alessandro Atanes e Márcia Costa da Revista Pausa e Artefato Cultural; os músicos Tarso Ramos, Rogério Barequet ( grupo Sidarta), Zéllus Machado e Trio Kaanoa; os artistas plásticos Fabrício Lopes, Valério da Luz e Maurício Adinolfi; os coletivos de arte Imaginário Coletivo e Estúdio Valongo; os atores da Trupe Olho da Rua e Teatro Canoa (Instituto Ocanoa); a artista Maíra de Souza da Escola Livre de Circo (Oficina Cultural Regional Pagu), Gaia´thos Cia de Circo, além de Natalia Moura e Mestre Sombra (Instituto CAE e Vozes da Senzala – Ponto de Cultura) e Jap Krichinak (Museu de Arte Popular de Diadema).


Segundo Márcio Barreto, curador da Mostra, “a intenção é fazer refletir através do encantamento da arte, dos novos olhares e fazeres, da expressão do contemporâneo através de nossa ancestralidade caiçara”.


A "I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara é uma realização do Instituto Ocanoa - Projeto Canoa e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Santos, Secretaria de Cultura de São Vicente, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Oficina Cultural Regional Pagu, Instituto CAE, Vozes da Senzala, Instituto de Pesca de Santos, Instituto Artefato Cultural e Camará - Ponto de Cultura, Revista Pausa.

I Mostra de Arte Contemporânea Caiçara
28/08 – Sábado – 14 hs.
Casa da Frontaria Azulejada
Rua do Comércio, 96 – Centro Histórico – Santos /SP

Nenhum comentário: