terça-feira, 3 de agosto de 2010

Percutindo Mundos no Rolidei - Santos /SP



Re-significando o passado e miscigenando identidades culturais, o grupo experimental Percutindo Mundos apresenta seu universo contemporâneo caiçara no Rolidei (Av. Pinheiro Machado, 48 - 3° piso - Centro Cultural Patrícia Galvão - Santos /SP), no próximo 05/09 as 20 hs.

O grupo é responsável pela criação da música contemporânea caiçara, uma nova concepção musical representada por uma linha de percussão melódica, tribal e minimalista. Formado por Márcio Barreto, Célia Faustino, Fernando Santos e Paulo Infante que se revezam na execução de mais de cinquenta instrumentos, alguns criados pelo próprio grupo. Através de pesquisas históricas e releituras de seus significados, o grupo cria ambiências únicas, mesclando música, literatura, filosofia e dança (Célia Faustino) em uma viagem por diferentes paisagens sonoras, unindo ancestralidade e contemporaneidade.

Todas as músicas são autorais. Segundo Márcio Barreto "é preciso mostrar que o público tem direito a diversificação, pois está sedento por novos olhares".





Projeto Tam Tam - A ONG foi criada como forma de dar continuidade à filosofia de trabalho criada pelo arte-educador e artista plástico Renato Di Renzo, na Casa de Saúde Anchieta - hospital psiquiátrico que sofreu intervenção municipal em 1989, por denúncias de maus tratos e morte de internos. Naquele ano, a Administração Pública Municipal convidou Di Renzo para trabalhar com teatro e arte naquele local, batizado pela sociedade santista como "A Casa dos Horrores".

Na época, o arte-educador trabalhava em São Paulo em núcleos de teatro e expressão em periferias, ministrava aulas em escolas, expunha trabalhos e o convite para voltar a Santos fazendo arte com os ditos 'excluídos' foi uma proposta irrecusável. A partir dali, travou uma batalha para intervir na cultura e nos preconceitos da sociedade a respeito da loucura e dos loucos: criou o Projeto Tam Tam - nome batizado em referência ao instrumento musical africano e à gíria brasileira - e revolucionou a saúde mental em Santos.

Santos foi a primeira cidade brasileira livre de manicômios, referência no país e no exterior. No intuito de preservar a grandiosidade do trabalho foi fundada, em 1993, a Associação Projeto Tam Tam.

O Rolidei Café Teatro é o lugar onde ocorrem as aulas, ensaio, orientação familiar, grupos de convivência, apresentações diversas, palestras, oficinas e workshops, entre outras atividades.

Nenhum comentário: