“Eutonia uma pedagogia da consciência do corpo”
A pedagogia da Eutonia através de um contato mais profundo com o próprio corpo propõe um despertar do ser observador e criativo latente em cada um de nós. Possibilita que o aluno vivencie experiências que ampliam a consciência do corpo, suas possibilidades e limites. Essas experiências geram um processo dinâmico e contínuo de transformação. Nesse processo o aluno pode rever hábitos nocivos e promover um restabelecimento da sua ordem pessoal.
Desenvolve a atenção, a concentração e um estado de presença que permite vivenciar plenamente o momento presente, regulando e graduando a organização do tempo e do ritmo natural.
Nas aulas nunca se define um padrão de movimento como ideal, mas sim a possibilidade do aluno reconhecer a sua individualidade e fortalecer a sua identidade A sua forma de pensar, agir, respirar e consequentemente a sua postura perante os acontecimentos externos.
“O aprendizado se constrói a partir da experimentação. O saber ganha significado através do que é vivenciado. O aluno é estimulado a pesquisar, experimentar e criar, participando ativamente do seu processo de ressignificação do próprio corpo”(Mª Thereza Bortolo – eutonista/SP)
A proposta é criar um método de trabalho que gere a possibilidade do aluno aprender a se perceber e se autorregular, a encontrar a sua unidade psicossomática. Consequentemente desenvolver a sua autonomia, a sua compreensão e apropriação do seu bem estar.
Para dar aulas de Eutonia é necessário fazer a formação e vivenciar todo o processo pedagógico e terapêutico. Além de todo o conhecimento teórico, é imprescindível a experiência prática.
Célia Faustino - eutonista formada pela Escola Brasileira de Eutonia, bailarina e coreógrafa
“Feliz daquele que aprende o que ensina” (Cora Coralina)
REABILITANDO O BLOG E A ESCRITA
-
Depois de tanto tempo ....
agradecida ao meu amigo Osváldii que reiniciou esse processo que é a
escrita.
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário