sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bienal SESC de Dança 2011 - Homo Ludens



foto: Christina Amorim
arte: Márcio Barreto

O Núcleo de Pesquisa do Movimento - Imaginário Coletivo de Arte irá se apresentar na Bienal SESC de Dança 2011representando Santos. Selecionado entre mais de 400 grupos da Europa, América e África. Homo Ludens – Fluxos, Lugares e Imprevisibilidades o jogo da improvisação na dança e na música é o ponto de partida para a criação de intervenções urbanas. Os gestos instigam um novo olhar sobre a paisagem, os movimentos dos intérpretes no ambiente quebram a rotina e conduzem a uma reflexão sobre a transformação do espaço. O Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte tem como objetivo fortalecer e propagar o que é definido por seus integrantes como “arte contemporânea caiçara”, de modo a valorizar as raízes culturais provenientes do litoral paulista e, ao mesmo tempo, inseri-las na contemporaneidade.




O Imaginário Coletivo de Arte agrega artistas do litoral paulista em suas diferentes linguagens e tem como proposta fortalecer e propagar a “Arte Contemporânea Caiçara”, valorizando nossas raízes e misturando-as à contemporaneidade. O Núcleo de Pesquisa do Movimento - pertencente ao Imaginário Coletivo de Arte - formado em fevereiro de 2011, é resultado de anos de pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas que culminaram na busca de uma nova sintaxe corporal, através da reflexão sobre os processos criativos na Arte Contemporânea Caiçara. Seus integrantes convergem da dança, eutonia, teatro, circo, música e “Le Parkour”. Estão diretamente ligados a experimentação através de núcleos de pesquisas desenvolvidos no Espaço de Consciência Corporal Célia Faustino (2003), no grupo Percutindo Mundos – música contemporânea caiçara (2008), na Cia. Etra de Dança Contemporânea (2001) e no Projeto Canoa – pesquisa da Cultura Caiçara (2007).



A presente pesquisa tem como temas o improviso, a composição em tempo real, o movimento e não-movimento, a música aleatória e o espaço como potencialidade de transformação. Une o pensamento ao corpo, a filosofia ao gesto e a emoção à pele. Assim a sintaxe corporal converge para o minimalismo, a aleatoriedade, a mistura entre a ancestralidade e a contemporaneidade, a miscigenação, o hibridismo, o nomadismo e as ressignificações da identidade cultural caiçara.


O processo criativo parte da discussão de conceitos filosóficos pertinentes à Arte Contemporânea Caiçara e sua expressão na dança e música contemporânea, tais como as relações entre mente e corpo, a potencialidade do espaço, a relatividade do tempo em suas durações e velocidades.







FICHA TÉCNICA


Detalhamento do Espetáculo: Intervenção Urbana de Improvisação em Dança e Música,

Nome da coreografia: “Homo Ludens – fluxos, lugares e imprevisibilidades”

Nome do grupo: Núcleo de Pesquisa do Movimento
Imaginário Coletivo de Arte

Concepção e direção: Célia Faustino, Edvan Monteiro, Márcio Barreto

Intérpretes-criadores: Célia Faustino, Edvan Monteiro, Flávia Sá,
Jean Ferreira, Márcio Barreto, Tatiana Pacheco.

Criação sonora: Percutindo Mundos

Músicos: Márcio Barreto,Tarso Ramos, Alessandro Atanes, Luiz Junior e Raphael Lange


Figurino: Núcleo de Pesquisa do Movimento
Imaginário Coletivo de Arte

Fotografia: Christina Amorim

Duração: 20 minutos


Apoio: Espaço de Consciência Corporal Célia Faustino, Percutindo Mundos,
Cia Etra de Dança, Projeto Canoa, Instituto Ocanoa.


Apresentações

Dia 3. Sábado, às 16h30 | Foyer – Teatro Guarany
Dia 4. Domingo, às 15h | Praça da Paz Universal
Dia 5. Segunda, às 10h | Poupa Tempo
Dia 7. Quarta, às 15h | Emissário Submarino
Dia 8. Quinta, às 16h | Fonte Sapo
Duração 20 minutos
Classificação etária livre
Grátis

Nenhum comentário: