segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Percutindo Mundos na OCR Candido Portinari - Ribeirão Preto /SP




Com aula aberta e intervenção artística, o grupo Percutindo Mundos se apresentará na OCR Candido Portibari em Ribeirão Preto no dia 10/11 das 10 as 13h. 


O projeto sintetiza as pesquisas desenvolvidas pelo grupo sobre a genealogia caiçara para a formação do povo brasileiro através de sua história, ocupação geográfica e expressões culturais. Uma reflexão sobre as contribuições da cultura indígena, européia e africana na construção da identidade caiçara e brasileira. 
Aula aberta: A Arte contemporânea caiçara – genealogia para um novo Brasil
Através de vivências em música, literatura, teatro, dança e artes visuais o público é convidado a refletir sobre identidade cultural, suas origens, miscigenações, hibridismos e nomadismos na Arte Contemporânea Caiçara. Com intervenções estético-expressivas a oficina abre caminhos para a percepção do minimalismo sonoro, a música que surge do barulho, da imagem, do silêncio, da literatura e do gesto em experimentações sinestésicas. 
Intervenção Artística: Percutindo Mundos – Mundocorpo
"Mundocorpo" é uma reflexão sobre o universo da música, dança e literatura através das relações do corpo com o mundo que o circunda. A apresentação poética é inspirada no livro homônimo de Márcio Barreto (São Vicente: Edições Caiçaras, 2012).

Mundocorpo 

Meu corpo é minha pele
São minhas roupas
É minha casa
É o mundo que me rodeia

Meu corpo é silêncio

É a pele de outro corpo
As roupas de outro corpo
A casa de outro corpo
O mundo de outro corpo

Meu corpo é eternidade
É o universo nascendo a cada instante

Meu corpo é uma palavra que escrevo no espaço-tempo do seu pensamento

Todas as músicas são autorais. Com Márcio Barreto (voz, percussão, cordas, teclados e sopro), Célia Faustino (voz, percussão e dança), Jean Ferreira (voz, percussão, sopro e dança), Felipe Faustino (percussão),  Bira Aljahara (voz, violão e percussão), Robson Peres (viola erudita e voz) e Bruno Davoglio (baixo acústico).
Sobre Percutindo Mundos
Formado em janeiro de 2008, o grupo tem se apresentado regularmente desde agosto de 2011 no SESC Bertioga com os espetáculos Universo em Movimento, Universo em Gentileza, Percutindo o Samba e Mundocorpo, além de se apresentar em São Paulo e Rio de Janeiro em vários lugares e eventos diferentes, tais como: 30 anos do Lira Paulistana (FUNARTE -  2 010), Bienal de Dança do SESC (2011), Cultura Livre SP e III Circuito Vozes do Corpo  (direção e concepção musical do espetáculo "Homo Ludens" - dança contemporânea - 2012), Virada Cultural e Virada Cultural Paulista  (2009, 2010 e 2011), Itinerâncias e Cine Clube Paraty (Casa da Cultura de Paraty /RJ - 2008 e 2011). O grupo está diretamente ligado a criação e realização dos eventosculturais: Sarau Caiçara - Pinacoteca Benedito Calixto, Museu de Pesca e Vila de São Vicente (12 edições), I e II Mostra de Arte Contemporânea Caiçara (Casa da Frontaria Azulejada), Virada Caiçara (São Vicente), Encontro de Cultura Caiçara - Vila de São Vicente e Pinacoteca Benedito Calixto (3 edições), Itinerâncias - Encontro de Cultura Caiçara São Vicente Paraty (Casa da Cultura de Paraty /RJ). Em sua obra ressalta-se a harmonia dos timbres mais do que a harmonia das notas, expressando a música em livres associações e experimentações. Sua diversidade instrumental e a criação de novos instrumentos e de técnicas diferenciadas de uso, assim como a percussão corporal e vocal, possibilitam uma tessitura que remete ao imagético das florestas, vilas, centros cosmopolitas, e da relação do homem com o mar e o universo. Uma música que sintetiza a gênese caiçara, ancestral, mistura dos traços da cultura indígena, portuguesa e africana. Seu minimalismo difere do convencional na medida em que não utiliza as longas repetições em série ou a estaticidade, mas faz da repetição uma possibilidade de mudança na medida em que transfere os sons para timbres diferentes, desconstruindo as células rítmicas e alterando cadências e andamentos em formas melódicas. Aproxima-se mais do minimalismo literário, onde a economia das palavras possibilita a contextualização e permite a livre significação. É uma música que sugere ambiências, que trabalha a sinestesia das imagens e dos timbres. Encontra-se fortemente ligada à literatura, onde as letras de suas músicas são textos literários expressos através da música falada ou de melodias valorizando a palavra em sua profundidade, densidade e simplicidade. Outra característica é a aleatoriedade, compreendida como o elemento vivo da música, está estruturada na mistura da composição com o improviso (aleatoriedade limitada), e na “música livre”, processo onde o público é convidado a improvisar aleatoriamente com os músicos. Uma música que se transforma a cada execução. 

AULA ABERTA: A ARTE CONTEMPORANEA CAIÇARA – GENEALOGIA PARA UM NOVO BRASIL
ESPETÁCULO: PERCUTINDO MUNDOS - MUNDOCORPO
Coordenação: Marcio Barreto
10/11 – sábado – 10h às 13h
Público:  profissionais e estudantes de Artes Cênicas
Inscrições: 1/10 a 8/11
Seleção: primeiros inscritos
100 vagas
OCR CAndido Portinari
Ribierão Preto /SP



 

Nenhum comentário: