sábado, 29 de março de 2014

O Ovo de Smetak estreia no projeto Quinta Dá Dança



" O Ovo de Smetak - seis modos diferentes de se intuir o óbvio" é uma recriação sobre o universo do compositor, músico e artista plástico Walter Smetak. Seus textos, suas pesquisas sonoras e visuais são fragmentadas e reconstruídas a partir da improvisação da música, da dança e da interação audio-visual. Da poéticas do cinema mudo ao ruído das cidades, da fragmentação do cotidiano à recombinação de camadas narrativas onde a dramaturgia virtualiza a paisagem sonora e recombina signos e linguagens. A escuta como relação inter-semiótica de ruídos, diálogos, sons, discursos, o cinema invisível, a tecnologia artesanal. As novas possibilidades narrativas na música através da composição em tempo real em processos multi-linguísticos envolvendo a literatura, a dança, o vídeo e a filosofia relacionados à Walter Smetak. A instrumentação é composta por instrumentos artesanais (quimbau, ovo smetakeano, berimbarco) e eletrônicos (theremin), percussão corporal e instrumentos convencionais (rabeca, viola erudita, trombone, clarinete, percussão). Ao final o público é convidado ao palco para uma improvisação coletiva de dança e música.

A apresentação ocorrerá dentro do projeto "Quinta dá Dança" produção do Fórum de Dança de Santos com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, UNIFESP, Artes do Corpo, Carina Flat, DCMH e Super Vegetariano.

Na quarta-feira as 19h ocorrerá um bate-papo na UNIFESP - Artes do Corpo sobre a pesquisa do trabalho com a oficina: 

"Cinema Invisível – práticas para uma dança contemporânea caiçara"
O que pode um corpo carregado de memórias perdidas? Que gesto esquece sua história? Através da ancestralidade e contemporaneidade de nossas identidades culturais procura-se no corpo a dramaturgia que possibilita a tessitura do improviso e suas relações com o espaço, a duração e a multilinguagem.


"O Ovo de Smetak - seis modos diferentes de se intuir o óbvio"
Texto e Direção: Márcio Barreto
Com Célia Faustino, Marcio Barreto, Robson Peres, Felipe Faustino, Maria Tornatore.


Som: Rafael Ska
Projeção de Vídeo: Cristiano Sidoti 
Iluminação: Edvan Monteiro 

Quinta Dá Dança 
Percutindo Mundos
O Ovo de Smetak - seis modos diferentes de se intuir o óbvio
18/04 | SEX | 20h
Teatro Guarany - Santos /SP
Entrada Gratuita

















Nenhum comentário: