sábado, 1 de novembro de 2008

2º Encontro de Cultura Caiçara



2º Encontro de Cultura Caiçara


Dando continuidade aos eventos de resgate e celebração da cultura caiçara, o Instituto Ocanoa, Projeto Canoa e Parque Cultural Vila de São Vicente, promoveram em 26 de outubro o 2º Encontro de Cultura Caiçara, com a organização de Rogério Ramos e Márcio Barreto e a curadoria de Galeno Malffati.

Este evento ocorreu no Parque Cultural Vila de São Vicente e contou com a participação de vários artistas da região que mostraram seus trabalhos em música, artes plásticas, dança, fotografia, vídeo e cinema, ressaltando a relação entre tradição e contemporaneidade caiçara.

A abertura oficial ocorreu as 11 horas com exposições fotográficas de Bigga Appes e Márcio Barreto, Galeno Malffati com a "Inimaginável Arte do Equilíbrio" (arte conceitual e escultura) e os óleos sobre tela e vinil de Anna Fecker.


Fotografias: Bigga Appes - foto: Anna Fecker



Fotografias: Márcio Barreto - foto: Anna Fecker



Galeno Malffati - foto: Anna Fecker


Óleo sobre tela: Anna Fecker - foto: Anna Fecker


No Cine 3D, Parque Ipupiara, foram exibidos vídeos sobre a cultura caiçara das alunas de turismo Bruna Galdino e Michele Uema e o pré lançamento do filme "Totem", cinema experimental com produção local.

As 14 horas houve a apresentação do grupo de dança "Estrela do Oriente" e as 15 o grupo de teatro Academia de Artes apresentou a peça "O Dom do Divino".


Academia de Artes: O Dom do Divino - foto: Anna Fecker


Em seguida Zéllus Machado apresentou suas músicas e histórias caiçaras. Percutindo Mundos apresentou a música contemporânea caiçara através de seus instrumentos criados a partir de objetos cotidianos e elementos da natureza, aliando poesia e filosofia em suas composições.


Zéllus Machado - foto: Anna Fecker



Pecutindo Mundos - foto: Anna Fecker


Aconteceu as 18 horas a oficina de danças circulares indígenas, ministrada pela professora Nina. Logo após foram debatidas com o público questões sobre identidade caiçara. O encerramento ocorreu com sarau lítero-musical.

Com o objetivo de reunir os expoentes da cultura caiçara e dando sequência aos encontros, será realizado em Paraty, Rio de Janeiro, em 21 de novembro, o projeto "Iti nerâncias - 1º Encontro de Cultura Caiçara p Paraty/São Vicente", uma iniciativa do Instituto Ocanoa, Ciranda Elétrica de Paraty, Projeto Canoa, Oficina Regional Pagu e Secretaria de Cultura de São Vicente.

Rabeca (Percutindo Mundos) - foto: Anna Fecker


Um comentário:

rubia disse...

Amo vcs...Rubinha!!!