Publicado: 31/08/2010 por http://opalcosantista.wordpress.com - Linconl Spada
Na programação do último sábado, 28, mais de trinta atividades entre às 14h e às 22h, com direito a exposição e trabalhos de artes plásticas e visuais de outros 27 produtores culturais, a I Mostra de Arte Caiçara Contemporânea correspondeu, ou melhor, superou as expectativas com a presença de quase 400 pessoas. Vindos de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, São Paulo, Mauá, Santo André e Diadema, o público se concentrou na Casa de Frontaria Azulejada para conhecer ainda mais de perto a arte produzida na região.
A Mostra foi mais uma proposta encabeçada pelo curador Márcio Barreto (Instituto Ocanoa e Percutindo Mundos) para a difusão cultural na Baixada. Em contato com a rotatividade do público na Casa da Fronataria Azulejada, Barreto pretende promover em parceria com secretárias do poder público uma Virada Caiçara.
Fabio Nunes - Secretário do Meio Ambiente de Santos - Foto: Biga Appes
Fernando Diegues, do blog que mescla fotogafia e literatura Cara da Palavra, comemorou o evento em que seu site entrou pela primeira vez em contato com outros do universo das artes: “A mostra marcou o início de uma nova etapa para o blog e muitos outros passos virão por aí! ‘É preciso comunicar ao mundo as coisas do mundo, suas profundidades de sentido’”. Artistas com mais tempo de carreira, como o caso de Avalise Aguião elogiou a ideia: “Obrigada, [Márcio Barreto] pela oportunidade de reencontrar tanta gente boa! Vamos fazer outros muitos!”
o compositor Gilberto Mendes foi homenageado na Mostra - foto: Isabel Nascimento
Mais do que um conjunto de apresentações, o evento dá continuidade a um cronograma que promove a tradição caiçara. “Com a projeção econômica através do Porto de Santos, a Cidade recebeu influência de outras culturas mas se esqueceu de sua identidade. A origem do povo do Litoral Paulista é fruto da miscigenação do homem português, desde a vinda de Cosme Fernandes após morar em Cananéia, com o povo indígena e, posteriormente, com os negros”, explica o curador.
Dia do Caiçara. O resgate e a lembrança do modo de vida caiçara, que corresponde desde o litoral do sul carioca ao norte paranaense, é o que se defende na oficialização do “Dia do Caiçara” no município de Santos. Na Mostra, aproximadamente 200 assinaturas foram recolhidas para que faça valer a data.
o escritor Flávio Viegas Amoreira - foto: Tito Wagner
Há quase um ano, a Câmara de Vereadores recebeu um projeto de lei que defendia essa data. Foi apresentado o requerimento a pedido de artistas e pesquisadores que se debruçam sobre o tema. A data proposta é 18/set, dez dias após as comemorações religiosas pela padroeira da Cidade [Paraty celebra a data em 06/ago no Mês do Folclore].
“Quando o Poder Público definir o ‘Dia do Caiçara’, ele atestará a importância de nos encontrarmos com nossas raízes, nossas origens como sociedade”, comenta Barreto. Futuros eventos durante os próximos meses, como sarau e encontros artísticos, continuarão a ser realizados pelo Instituto Ocanoa com o intuito de promover a identidade cultural de nossa Região.
Célia Faustino - foto: Christina Amorim
REABILITANDO O BLOG E A ESCRITA
-
Depois de tanto tempo ....
agradecida ao meu amigo Osváldii que reiniciou esse processo que é a
escrita.
Há uma semana
2 comentários:
Muita Merda Companheiros, estamos em todo lugar...
Grande trupe... imenso trabalho e infinita profundidade... muita merda!!!
Postar um comentário