terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vivência de Eutonia com Célia Faustino

Consciência e Expressão do Corpo
por Márcia Costa


Célia Faustino (foto: Chris Amorim)
 A Eutonia é uma prática corporal que promove a consciência do indivíduo para cuidar melhor do corpo e da mente, a partir do equilíbrio do tônus (ou da energia). Os grandes benefícios dessa prática serão divulgados durante os meses de outubro e novembro pela eutonista e educadora corporal Célia Faustino, que levará para dois espaços de Santos uma palestra temática com entrada gratuita (veja datas e endereços abaixo).
No início do século XX a alemã Gerda Alexander criou a Eutonia. Seu sonho era ser bailarina, mas, aos 16 anos, uma febre reumática a levou a uma endocardite. Foi proibida de se exercitar, não podendo acelerar os batimentos cardíacos e nem a respiração. Passou a pesquisar um jeito de usar o corpo sem desgaste por meio do desenvolvimento da Eutonia, a partir de movimentos mínimos que realizava na cama. Viveu em plena atividade até os 86 anos.
A palavra Eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso. Célia Faustino, formada pela Escola Brasileira de Eutonia e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, é uma das poucas especialistas a difundir a prática na Baixada Santista. As aulas no Espaço de Consciência Corporal Célia Faustino consistem em momentos de atividade/passividade, observação do corpo para ampliar a percepção, o uso do toque, o movimento a partir da consciência dos ossos, através do uso de materiais como bambus, toras de madeira, bolinhas de tênis e almofadas.
Trata-se de um caminho preventivo, indicado para pessoas de todas as idades, já que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Mas também é indicado como auxiliar na cura de vários problemas físicos e psicológicos. Em anos de trabalho, são vários os relatos de alunos que obtêm resultados positivos com a prática, como a cura e o alívio para tensões musculares, dores de coluna, insônia e depressão. À medida que conhece o corpo, o aluno aprende a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo suas necessidades de atividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis. O potencial terapêutico da Eutonia torna grande a sua abrangência, podendo ser aplicada tanto na área da terapia, da pedagogia como também na área artística, explica Célia, que também é bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança.


A vivência "Consciência e Expressão do Corpo" abordará os seguintes tópicos: harmonização de tônus para obtenção de melhor qualidade de vida, sobre a importância do toque (atenção e presença), espaço interno e volume (fluxo de energia) e movimento eutônico (individualidade e criatividade).

Mais informações sobre a prática em www.eutonia.org.br.

Vivência de Eutonia: Consciência e Expressão do Corpo
com Célia Faustino
03/11 as 15h30
Pinacoteca Benedicto Calixto - Santos /SP

Contatos:
(13) 3227-3790, celiafaust@yahoo.com.br

Nenhum comentário: