quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Macunaimabladerunner - Um Baile das Quatro Artes - Praça das Artes - São Paulo


"Macunaimabladerunner- entre bailes, máscaras e silêncios" é uma performance sobre a identidade cultural caiçara e suas implicações no imaginário coletivo brasileiro. Através do poema homônimo de Márcio Barreto (que integra a coletânea "Hiperconexões - realidade expandida" organizada pelo escritor Luiz Bras) e da releitura do pensamento crítico de Mario de Andrade, o coletivo Percutindo Mundos constrói narrativas com suas idéias, poemas e personagens, unindo a música, a dança e a literatura através da composição em tempo real.

Com Márcio Barreto, Célia Faustino, Robson Peres, Cristiano Sidoti, Rafael Mancini, Fernando Ramos e a participação do pianista Antonio Eduardo e da cantora lírica Adriana Bernardes



BAILE DAS QUATRO ARTES OFERECE PROGRAMAÇÃO GRATUITA AOS SÁBADOS NA PRAÇA DAS ARTES


Entre os meses de agosto e outubro, o projeto reúne apresentações artísticas de diferentes linguagens como música, dança, teatro de rua e performances
Mário de Andrade colocava a cultura popular no centro da expressividade de seu tempo. O projeto UM BAILE DAS QUATRO ARTES retoma sua ideia criando pontes em quatro áreas de expressão essenciais na contemporaneidade: música, dança, performance (danças dramáticas tradicionais e contemporâneas) e teatro de rua. Entre os dias 16 de agosto e 18 de outubro, o projeto recebe, na Praça das Artes, companhias nacionais ligadas a esses quatro segmentos artísticos, todos os sábados, sempre às 11h e às 15h com entrada franca.
Um Baile das Quatros Artes é uma iniciativa da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, com concepção de Wellington Tibério, com o objetivo de oferecer á população diferentes expressões artísticas da cultura paulistana no espaço da Praça das Artes.
A abertura do evento acontece no sábado (16/08) com o espetáculo da Cia. Oito Nova Dança dirigida por Lu Favoretto, com o espetáculo Fandango a Céu Aberto, que propõe um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional que se encontra em risco de extinção: o fandango caiçara. Em seguida a Orquestra Viola Caipira traz uma formação musical original que vem cruzando as fronteiras e encantando as plateias ao interpretar na viola caipira.
Em cada uma das áreas de expressão artística serão convidados a participar artistas e grupos que trazem suas origens populares, bem como recriações contemporâneas.



Programação Completa, entre 16 de agosto e 25 de outubro:

Em cada uma das áreas de expressão artística serão convidados a participar artistas e grupos que trazem suas origens populares, bem como recriações contemporâneas.
Veja a programação completa:

16 de agosto:
11h – Cia. Oito Nova Dança
15h – Orquestra Paulistana de Viola Caipira
23 de agosto:
11h – Quarteto Pererê
15h – Companhia do Feijão
30 de agosto
11h – The Pambazos Bros
15h – Marco Scarassatti
06 de setembro
11h – Vozes Bugras
15h – Chemikal Funk
20 de setembro
11h – Os Favoritos da Catira
15h – Cia. Bonecos Urbanos
27 de setembro
11h – Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros
15h – Craca & Sandra Ximenez
11 de outubro
11h – Emerson Boy
15h – Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança
18 de outubro
11h – Grupo Paranga
15h – Palhaça Rubra
25 de outubro
11h – Percutindo Mundos
15h – Congada de Santa Ifigênia
FICHA TÉCNICA
UM BAILE DAS QUATRO ARTES
Concepção: Wellington Tibério
Curadoria de Dança: José Renato F Almeida
Curadoria de Musica e Performance: Wellington Tibério
Curadoria de Teatro: Emerson Boy
Direção de Produção: José Renato F Almeida
Produção Executiva: Cais Produção Cultural
Assistente de Produção: Larissa Verbisk
GRUPOS E COMPANHIAS PARTICIPANTES:
Chemikal Funk, Cia Bonecos Urbanos, Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros, Cia Mariana Muniz de Teatro e Dança, Cia Oito Nova Dança, Companhia do Feijão, Congada de Santa Ifigênia, Craca + Sandra Ximenez, Emerson Boy, Grupo Vozes Bugras, Marco Scarassati, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Os Favoritos da Catira, Palhaça Rubra, Paranga, Percutindo Mundos, Quarteto Pererê, The Pambazos Bros.
TÉCNICA E EQUIPAMENTOS DE SOM: Big Sound Eventos




Praça das Artes: O edifício recebe os corpos artísticos do Teatro Municipal, como a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade de São Paulo, o Coral Lírico, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Coral Paulistano. As Escolas de Música e de Dança também ficam no prédio. Além dessas atividades, o também serve de palco para variados eventos culturais

Nenhum comentário: