terça-feira, 15 de março de 2011

Café Cultural com Neyde Veneziano - mediação Flávio Viegas Amoreira

PINACOTECA EM MOVIMENTO

Neyde Veneziano fala sobre
Teatro no Café Culturalfoto: Juan Guerra/AE

No próximo dia 19 de março, a diretora de teatro Neyde Veneziano participa do Café Cultural na Pinacoteca Benedicto Calixto. Sob a mediação de Flávio Viegas Amoreira, Neyde vai falar sobre os teatros italiano e o musical brasileiro, com ênfase para o teatro de revista, especialidades da teatróloga santista. Esta terceira edição do Café Cultural tem início às 17h00, no Salão Roberto Santini, na Pinacoteca Benedicto Calixto, com entrada franca.


Sobre Neyde Veneziano

Diretora de teatro e pesquisadora do CNPq, Neyde Veneziano nasceu em Santos, fez Mestrado e Doutorado em Artes, com especialização em Teatro, na Universidade de São Paulo (1989/1993) e Livre-Docência, em Direção Teatral, pela ECA/USP (2002). Em 2000 e 2001 realizou seu pós-doutoramento, na Universidade de Bolonha – Itália, trabalhando com o Nobel Dario Fo. É autora do único livro em língua portuguesa sobre Dario Fo denominado A cena de Dario Fo: o exercício da imaginação, Editora Nobel.

A carreira de Neyde Veneziano se divide entre Direção Teatral e atividades acadêmicas. Seus temas principais são o teatro italiano e o teatro musical brasileiro e, em especial, o teatro de revista. Neyde Veneziano é conhecida como sendo a mulher que introduziu o Teatro de Revista na Universidade.

Como diretora, encenou 30 espetáculos. Dentre eles, destacam-se Revistando o Teatro de Revista, espetáculo que resgatou o gênero revista no teatro contemporâneo (1988/89); Arlecchino, de Dario Fo, que dirigiu em São Paulo, Campinas e em Portugal (1989/90/2005); O Noviço, de Martins Pena (1987); O Mandato, de Erdmann (1991); Piolim, com os Parlapatões (1996); “e o Céu uniu dois Corações”, drama circense, (2005); Um dia (quase) igual aos outros, de Dario Fo, com Débora Duboc (2009).

Com vários trabalhos publicados sobre estética e linguagem da encenação no Brasil, Neyde é autora dos livros O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções, Editora Pontes; Não adianta chorar - Teatro de Revista Brasileiro, Oba! UNICAMP; De pernas para o ar! Teatro de Revista em São Paulo Coleção Aplauso, 2006.
Atualmente é orientadora de Doutorado e supervisora de Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Foi Chefe de Departamento de Artes Cênicas e professora de Teatro Brasileiro na Unicamp. É, também, pesquisadora do CNPq.

Seu novo livro AS GRANDES VEDETES DO BRASIL, está na segunda edição e terá um lançamento em Santos dia 29 de abril, no SESC. Ultimamente, Neyde está empenhada em um grande projeto para trazer a Exposição O Teatro de Dario Fo ao Brasil, em 2012.



Serviço

Evento: Café Cultural com Neyde Veneziano
Data: 19 de março de 2011 – sábado
Horário: 17h00
Local: Salão Roberto Mário Santini – Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Entrada franca
Estacionamento gratuito: Avenida Epitácio Pessoa, 100 – fundos da Pinacoteca.


Assessoria de Imprensa

Isa Santos – (13) 7810.0780 – ID 99*1522
Gisela Kodja – (13) 7809.9056 – ID 90*12895

Nenhum comentário: