quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Lançamento do livro Macunaímabladerunner de Márcio Barreto - editora Imaginário Coletivo


Macunaímabladerunner - Márcio Barreto (Editora Imaginário Coletivo)

fotos: Isabel Carvalhaes, Irani Aloi, Márcio Barreto, Mario KZ, Célia Faustino, Denyse Di Favero e muito mais...

O lançamento do livro “Macunaímabladerunner de Márcio Barreto, pela editora Imaginário Coletivo, acontecerá em 27/01, quarta-feira, as 20 horas no Oca Restaurante, Av. Azevedo Sodré, 155 – Gonzaga.

Considerado como um grande poeta e artista inventivo pelo compositor Gilberto Mendes, em seu novo livro Márcio Barreto debruça-se sobre o pós-humano.
O livro é um longo poema criado a partir de uma rapsódia mítica sobre um mundo distópico, um futuro remoto e ancestral, selvagem e irmanado por altíssimas tecnologias, onde a máquina, a carne, os zeros e os uns são o corpo de um novo organismo, autofagicamente alimentado por sonhos esquecidos e memórias inventadas.

Segundo o escritor e crítico literário Luiz Brás, a obra “reacendeu, na esfera da arte e da literatura, o incêndio a-histórico dos mitos americanos”, juntando “alta tecnologia e fantasia verbal numa puçanga eletrônica, num moqueado verdadeiramente antropofágico”.

Livio Tragtenberg, decompositor e escritor, acredita que o livro “queima nas mãos e nas ideias”, justamente por unir Mario a Oswald de Andrade e lança-los no futuro distante.
Já o escritor Flávio Viegas Amoreira acredita que o texto “já nasce inscrito em qualquer Brasiliana, com rigor que fascinaria leitores da ensaística de mestre Antonio Candido e Nelson Werneck Sodré na feitura dum desígnio tão buscado: a tentativa operística dum caleidoscópico com todos elementos de nossa ancestralidade endógena, nativíssima”.

O poeta e pensador Marcelo Ariel questiona se nos vemos frente a um “roteiro ou poema-em-prosa de ficção científica”, criando “narrativas híbridas que operam em uma chave de fusão com outras linguagens, outros signos, uma chave mestiça para abrir a porta de habitações flutuantes localizadas em rios fora do mapa”.

Com apresentação e prefácio de Gilberto Mendes, Luiz Bras, Livio Tragtenberg, Marcelo Ariel e Flávio Viegas Amoreira.

Lançamento:
Macunaímabladerunner - Márcio Barreto
Editora Imaginário Coletivo
101 páginas
Formato 14X21cm
R$ 30,00
27/01/2016 | QUA | 20h
Oca Restaurante
Azevedo Sodré, 155
Santos SP
































27/01/2016 

Nenhum comentário: