terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana Vicente de Carvalho

Lembrando Vicente de Carvalho e
pensando na vida dos santistas.


Dizem que foi Vicente de Carvalho quem inventou e definiu o conceito do que é ser santista, de alma, coração e pensamento, a partir do sentimento atlântico do mundo. Assim pensa por exemplo o escritor e jornalista Flávio Viegas Amoreira, alguém que sabe ver a vida muito além das convenções, das limitações das frases feitas. Vários outros escritores, pensadores e leitores consideram que o espanto que os poemas de Vicente de Carvalho provocam deve ser levado aos quatro cantos, a todos os quadrantes, a todos os amantes das letras, a quantos necessitam de saber, de cultura, de história, de Poemas e de Canções.
Dizem que aqui nasceu e viveu o maior poeta lírico do Brasil em todos os tempos. Dizem que seu nome é Vicente de Carvalho.
Foi por isso e muito mais que o Vereador Braz Antunes Mattos Neto, líder do PPS, atendeu a um justo pedido da entusiasmada e entusiasta Jaíra Presa, criou a Semana de Vicente de Carvalho (Lei Nº 2.689/2010), que terá a sua segunda edição em 10 de abril, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal, localizada na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda nº 1- Vila Nova (Castelinho).
O programa prevê a apresentação dos grupos Poetas Vivos e Percutindo Mundos (de Márcio Barreto), e das poetas Alice Mesquita, Clara Snifer e Maria Teixeira. A neta do poeta, Helena Carvalho Pettená, receberá uma homenagem especial e a obra e a vida de Vicente de Carvalho serão ressaltadas por Jaíra Presa, Flávio Viegas Amoreira e Braz Antunes Mattos Neto.
O Vereador, aliás, faz questão de relembrar que todos os santistas deveriam conhecer a fundo os poemas e os atos de Vicente de Carvalho, que foi Jornalista, Vereador, Deputado, Advogado, Secretário de Estado, Juiz de Direito, fazendeiro, sendo um legítimo santista em todas as ocasiões. "As praias de Santos foram declaradas patrimônio público porque Vicente de Carvalho lutou contra a ameaça de privatização. Ação mais política e mais santista não pode haver", comenta o líder do PPS.

Nenhum comentário: